Análise da Situação de Inclusão de Alunos com Autismo a Partir de Registro Escolar Diário

Pesquisa de análise documental;

➢Objetivo: Analisar a situação de inclusão de 15 alunos
com autismo atendidos no ano de 2017 em escolas
regulares da cidade de Belo Horizonte;
➢O transtorno do espectro do autismo (TEA) atinge até 1%
da população e compromete, principalmente, três áreas
do desenvolvimento:
➢Comportamento;
➢Comunicação;
➢Socialização;

Tem-se observado o aumento de matrículas de alunos com autismo nas escolas comuns, mas ainda são insuficientes os dados que analisem se o aluno segue o currículo programático escolar e se está inserido em um ambiente de ensino considerando aspectos do próprio aluno, da turma, da escola e do aprendizado;
O instrumento utilizado será o Registro Escolar Diário (RED) → protocolo desenvolvido para coletar informações sobre a situação de inclusão escolar de alunos com autismo;

Os protocolos das crianças serão analisados a partir das categorias que o registro sistematiza:

➢Semelhança em relação às atividades realizada pelos colegas;
➢Planejamento da escola através da oferta de atividades diferenciadas;
➢Tipo de tarefa realizada, pedagógica ou social;
➢Desempenho da criança ao executar as tarefas propostas em relação a ajuda necessária;
➢Nível de compreensão;
➢Presença de problemas comportamentais.

Resultados Esperados
➢Espera-se que o Registro Diário permita traçar os perfis dos alunos estudados;
➢Espera-se que o instrumento utilizado contribua para o processo de inclusão dos alunos estudados, permitindo a
construção de um PDI condizente com as características individuais de cada um dos alunos.

Projetos Financiados pela FAPEMIG.

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