Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537


Imagem para capa da revista

EDITORIAL 25.2

A Trabalho & Educação publica, neste número, artigos que tratam desde as questões relacionadas a uma análise clínica do trabalho, considerando a organização da saúde do trabalhador e uma análise do trabalho prescrito e sua distinção do trabalho real, passando por abordagens do trabalho docente, no que diz respeito ao envelhecimento dos(as) trabalhadores(as) da educação, seu desgaste na função docente, a produção de saberes na sua atuação em disciplinas de formação técnica e como a interação e o diálogo de saberes na aproximação entre teoria e prática desempenham papel fundamental na formação docente inicial.

Numa outra vertente de análises, não necessariamente orgânicas, mas relacionadas pela problemática do formação profissional técnica de nível médio na Educação Profissional, os estudos publicados neste número indicam a necessidade de potencializar a capacidade de decisão e produção autônoma por parte dos discentes em formação, de como essa potencialização é relevante e, especialmente, nos casos da Educação de Jovens e Adultos em assentamentos de reforma agrária. Além disso, tratam de aspectos como o significado dessa formação em nível médio, quando os discentes se apresentam para os processos seletivos de contratação para a indústria, e de como o trabalho do técnico em segurança do trabalho  faz diferença na formação do trabalhador, em geral.

A abordagem do trabalho feminino e do infanto-juvenil também comparece nesta edição, particularmente o trabalho feminino, num contexto em que se estudam o perfil socieconômico e produtivo dos catadores de caranguejo no Estado do Pará.

Finalmente, na nossa seção Resumos, os estudos referenciados oferecem análises: dos cursos de licenciaturas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia naquilo que esses cursos podem indicar de relação com uma formação humana integral e com o Ensino Médio Integrado (EMI); dos saberes tácitos e explícitos no trabalho de cozinheiros, tendo em vista os processos formativos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT); da divisão social e moral do trabalho, ao lidar com uma análise clínica do trabalho cotidiano de diaristas nas suas “dramáticas do uso de si”; e do tripé Trabalho-Capital-Estado na obra de István Mészáros, que instaura uma ‘ontologia singularmente humana a partir do trabalho’, na recuperação do caráter revolucionário da teoria social marxiana.

(Excerto do Editorial da Revista Trabalho & Educação, v.25, n.2)

 

_

 

Os Editores da Revista anunciam a chamada de novas submissões para o período 2017/2018. Para saber mais, clique aqui e leia com atenção as "Diretrizes para Autores(as)", observando ainda os "Itens de Verificação para Submissão".

For submission of papers, please click on submiting papers in the menu above.

Pour soumettre des articles, s'il vous plaît cliquer sur soumission d'articles dans le menu ci-dessus

Para submeter trabalhos, é obrigatório o cadastro na página eletrônica da Revista. Para isso, basta clicar aqui e seguir as instruções de registro. No menu localizado no alto da página também estão disponíveis outros atalhos para as normas de publicação e para as orientações de cadastro na página.

Sugerimos ainda aos(às) leitores(as) que visitem outros atalhos indicados no alto desta página, com acesso direto ao último número publicado, em atual, e a todo o acervo publicado pela Revista, desde 1996, a partir de anteriores.

______

A Revista TRABALHO & EDUCAÇÃO é um periódico quadrimestral, publicado por docentes e pesquisadores que atuam no NETE, o Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação, no Programa de Pós-Graduação da FaE - Faculdade de Educação e em outros setores da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais.

A iniciativa de publicação parte da premissa de que a revista contribua para a formação acadêmica dos docentes e pesquisadores da Área da Educação por meio da divulgação e da socialização de conhecimentos relativos ao campo de pesquisa em Trabalho e Educação.

 

Outras informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico da revista (<revista.nete@fae.ufmg.br>) e também pelo telefone +55 31 3409 6153.

Notícias

 

Appel à soumission d'articles pour les prochaines éditions du Revue TRABALHO & EDUCAÇÃO

 
La rédaction de la revue TRABALHO & EDUCAÇÃO, une publication quatrimestrielle du NETE, Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação de la FaE/UFMG, au Brésil, appelle à la soumission d'articles pour ses prochains numéros.  
Publicado: 2016-02-15 Mais...
 

Call for submitting papers to the next issues of the journal TRABALHO & EDUCAÇÃO

 

The Editors of  journal TRABALHO & EDUCAÇÃO, a quarterly publication of the NETE, Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação of the FaE/UFMG, in Brazil, announce the completion of call for submitting papers to the next issues of the journal.

 
Publicado: 2016-02-15 Mais...
 
Outras notícias...

v. 25, n. 2 (2016)


Capa da revista