Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537


Imagem para capa da revista

EDITORIAL 25.1

A Revista Trabalho & Educação entra em uma fase muito especial de reconhecimento acadêmico. Sem a equipe atual e todos aqueles que já contribuíram em algum momento nestes 20 anos, não contaríamos hoje, por exemplo, com os indexadores que temos e com todo o acervo publicado e disponível online, desde o Número Zero (1996). Esse mesmo acervo eletrônico é distribuído, na sua versão impressa, para os autores e para o intercâmbio entre mais de 100 bibliotecas, no Brasil e no exterior, o que assegura a ampliação e a atualização de nosso acervo de periódicos na Biblioteca da FaE/UFMG.

Isso quer dizer que temos a Trabalho & Educação no formato impresso, por exemplo, em bibliotecas de universidades estaduais e federais, nas escolas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e em algumas instituições fora do país.

A demanda espontânea de artigos tem crescido, em quantidade e em qualidade, incluindo contribuições internacionais significativas em várias áreas de conhecimento, fomentando nossa vocação interdisciplinar e a diversidade teórico-metodológica na abordagem das problemáticas no campo de estudos Trabalho e Educação. Além disso, temos trabalhado, arduamente, para dar acesso aos leitores lusófonos, por meio da publicação em espelho de traduções dos artigos originais estrangeiros que são submetidos e aprovados para publicação.

Pensamos, então, ser este o momento de reestruturar nossa organização interna para estar à altura das novas demandas que se apresentam. Uma nova organização de tarefas entre os editores colocará um deles à frente e outros dois como adjuntos. Com essa alteração, pretendemos ajustar os papéis desempenhados e redistribuir as responsabilidades, de acordo com a dinâmica de nosso trabalho real de 2010 para cá.

Estamos também dando nova denominação ao Comitê Operacional, que passa a ser denominado Comissão Editorial, pelas funções precípuas de execução da edição de uma revista científica, nos vários trabalhos que compõem as etapas de edição: triagem, revisão, editoração, correção, comunicação interna e externa, distribuição...

Doravante, precisamos também reformular as atribuições do Comitê Científico e do Conselho Editorial, de modo que assumam um papel mais estratégico e próximo de nosso trabalho de edição para seguirmos avançando. Necessitamos de um acompanhamento mais sistemático para melhorar, com rigor, nossos parâmetros de qualidade e seguir nossa vocação de fazer circular na academia e fora dela o que há de melhor e mais inovador nas pesquisas sobre Trabalho e Educação.

Para tanto, estamos, a partir deste número, reconfigurando nosso Comitê Científico, composto por 10 membros, e nosso Conselho Editorial, composto por 31 membros, em um único corpo, denominado Conselho Consultivo, assim chamado por cumprir funções mais estratégicas no desenvolvimento do periódico. Entre tais funções, esperamos dos membros que acompanhem o desenvolvimento da revista por quatro anos. Não desejamos um conselho vitalício e acreditamos que essa é uma forma de não deixar referenciais teórico-metodológicos, tendências e dinâmicas cristalizarem. “Acompanhar”, aqui, significa, no nosso entendimento, ser leitor(a) assíduo(a) da revista, dando retorno aos editores sobre problemas detectados, além de sugestões de melhorias.

Esperamos ainda dos membros do Conselho Consultivo: que aconselhem, por estarem cientes do trabalho que vem sendo realizado, e interfiram nas tendências e nas dinâmicas, orientando melhorias, sugerindo rumos, apontando direções; que participem da reunião bienal e do seminário de planejamento estratégico, que passaremos a realizar no próximo período; que avaliem artigos na sua área de conhecimento; que trabalhem na difusão do periódico em espaços acadêmicos e sociais onde atuam; que estimulem contribuições nacionais e internacionais a serem submetidas, por meio eletrônico, para publicação na Revista, tendo em vista ampliar nossa abrangência conceitual, institucional, disciplinar e geográfica, de forma condizente com nosso objetivo de ser uma revista temática do campo de estudos Trabalho e Educação [...]

(Excerto do Editorial da Revista Trabalho & Educação, v.25, n.1)

 

_

 

Os Editores da Revista anunciam a chamada de novas submissões para o período 2016/2017. Para saber mais, clique aqui e leia com atenção as "Diretrizes para Autores(as)", observando ainda os "Itens de Verificação para Submissão".

For submission of papers, please click on submiting papers in the menu above.

Pour soumettre des articles, s'il vous plaît cliquer sur soumission d'articles dans le menu ci-dessus

Para submeter trabalhos, é obrigatório o cadastro na página eletrônica da Revista. Para isso, basta clicar aqui e seguir as instruções de registro. No menu localizado no alto da página também estão disponíveis outros atalhos para as normas de publicação e para as orientações de cadastro na página.

Sugerimos ainda aos(às) leitores(as) que visitem outros atalhos indicados no alto desta página, com acesso direto ao último número publicado, em atual, e a todo o acervo publicado pela Revista, desde 1996, a partir de anteriores.

______

A Revista TRABALHO & EDUCAÇÃO é um periódico quadrimestral, publicado por docentes e pesquisadores que atuam no NETE, o Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação, no Programa de Pós-Graduação da FaE - Faculdade de Educação e em outros setores da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais.

A iniciativa de publicação parte da premissa de que a revista contribua para a formação acadêmica dos docentes e pesquisadores da Área da Educação por meio da divulgação e da socialização de conhecimentos relativos ao campo de pesquisa em Trabalho e Educação.

 

Outras informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico da revista e também pelo telefone +55 31 3409 6153.

Notícias

 

Appel à soumission d'articles pour les prochaines éditions du Revue TRABALHO & EDUCAÇÃO

 
La rédaction de la revue TRABALHO & EDUCAÇÃO, une publication quatrimestrielle du NETE, Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação de la FaE/UFMG, au Brésil, appelle à la soumission d'articles pour ses prochains numéros.  
Publicado: 2016-02-15 Mais...
 

Call for submitting papers to the next issues of the journal TRABALHO & EDUCAÇÃO

 

The Editors of  journal TRABALHO & EDUCAÇÃO, a quarterly publication of the NETE, Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação of the FaE/UFMG, in Brazil, announce the completion of call for submitting papers to the next issues of the journal.

 
Publicado: 2016-02-15 Mais...
 
Outras notícias...

v. 25, n. 1 (2016): DOSSIÊ O ENIGMÁTICO NA ATIVIDADE DO(A) PESQUISADOR(A): relação objetividade e subjetividade


Capa da revista