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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Revista Trabalho & Educação não cobra quaisquer tipos de taxas de submissão e/ou de publicação dos artigos submetidos e os direitos autorais dos trabalhos publicados são cedidos para acesso livre, sendo que os(as) autores(as) permanecem com o direito de publicar em outros periódicos ou livros, desde que reconhecida e indicada a autoria e a publicação inicial nesta revista.

A Revista Trabalho & Educação publica trabalhos originais que devem submetidos seguindo algumas orientações básicas e levando em conta, inicialmente, que devem ser inéditos e resultantes de pesquisa.

Na análise dos trabalhos submetidos à publicação na revista serão consideradas a sua inequívoca contribuição ao debate das problemáticas propostas e à produção do conhecimento no campo de pesquisa em Trabalho e Educação.

Ao submeter os trabalhos, os autores deverão indicar a seção para a qual estão submetendo, a saber: Artigos (Dossiê e demanda contínua), Resenhas, Resumos de Dissertações ou Teses e Entrevistas. As contribuições deverão ter, no máximo, 03 autores, sendo que, no mínimo, um dos autores deverá possuir o título de doutor.

Cabe destacar que, como parte do processo de submissão, os originais devem ser encaminhados, exclusivamente, por meio da página eletrônica da revista, na qual será preciso que o(a) autor(a) esteja cadastrado(a), o que pode ser feito aqui.

A pertinência para publicação será avaliada pelo Conselho Editorial e pelos Editores, no que diz respeito à adequação ao perfil e à linha editorial da revista, e por pareceristas ad hoc, no que diz respeito ao conteúdo e qualidade das contribuições, as quais deverão seguir as orientações abaixo especificadas.

1º Passo

Cadastro no site da revista. Isso pode ser feito clicando-se em cadastro no menu localizado no topo da página.

2º Passo

Feito o cadastro, o(a) autor(a), ao iniciar a submissão, deverá indicar todos os dados de identificação de autoria. Esses dados deverão ser digitados diretamente nos campos apropriados da página de cadastramento do artigo e de dados do(a) autor(a) ou autores(as) no sistema da página eletrônica da revista, incluindo: (a) nome completo do(a) autor(a) ou autores; (b) endereço eletrônico para contato com os leitores; (c) breve descrição do currículo (no máximo, quatro linhas); e (d) filiação institucional. Esses dados não devem constar do arquivo com o texto do artigo enviado pela página.

O(a) autor(a) deverá ainda, indicar, necessariamente, no campo "Endereço Postal", que consta dos dados do seu respectivo perfil na página da Revista, um endereço postal para envio de correspondência impressa e um endereço eletrônico alternativo. Cada autor(a) receberá, quando possível, pelo menos 01 (um) exemplar do número da Revista em que seu trabalho foi publicado.

O(a) autor(a) deverá submeter dois documentos separados: o texto do artigo (sem as indicações de autoria); e um documento suplementar de acordo com as seguintes instruções:

(a) No início do texto do artigo indicar apenas os títulos do artigo (português e inglês), resumos e palavras-chaves nos dois idiomas, sem identificação de autoria, evitando-se ainda quaisquer identificações, direta ou indiretamente, ao longo do texto;

(b) No documento suplementar, indicar: (i) o título do trabalho; (ii) o nome completo do(a) autor(a) ou autores; (iii) para cada autor(a), a formação acadêmica e a instituição a que está vinculado(a), além do cargo que ocupa; (iv) endereço eletrônico e endereço postal completo para correspondência. Quando o trabalho for escrito por mais de um(a) autor(a), é preciso ordená-los de acordo com a contribuição de cada um, com o autor principal em primeiro lugar. Caso seja adotado outro procedimento, explicitar a razão;

(c) Informar se o texto: (i) foi apresentado ou publicado, anteriormente, em anais de congresso; (ii) se passou pela avaliação de Comitê de Ética em Pesquisa (COEP), quando for o caso; (iii) se tem financiamento de órgãos e/ou agências de fomento e quais são eles; (iv) se é resultante de pesquisa, indicando-a, expressamente;

Pede-se aos autores que verifiquem a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir, além de submeterem o texto observando o uso adequado da linguagem, o emprego de um estilo de redação claro e coerente na exposição das ideias e a realização de uma revisão prévia, ortográfica e gramatical.

As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão arquivadas e devolvidas aos autores.

 

1. Artigos (Dossiê ou demanda contínua)

As contribuições deverão observar as seguintes orientações:

1.1.  Ser inédito;

1.2. Os artigos deverão conter Título em versalete, fonte Arial 12 pt, com o máximo de 100 caracteres, no idioma do artigo, e tradução do mesmo em itálico na língua inglesa, devendo expressar, de forma clara e precisa, o seu conteúdo geral; além dos títulos, deverão conter resumos em português (ou espanhol) e em inglês (abstract), digitados em espaço simples, fonte Arial, 10 pt, indicando os objetivos, o objeto, o quadro teórico considerado, o tipo de pesquisa/estudo realizado e as conclusões (ABNT/NBR 6028), com extensão entre 800 e 1500 caracteres, seguido de três palavras-chave e respectivas keywords separados por ponto e vírgula.

1.3. O texto deverá ter a extensão mínima de 15 e máxima de 25 páginas, incluindo as referências bibliográficas e notas; a página deverá ser em formato A4, digitadas em fonte Arial, 12 pt, sem indicação de autoria, com espaçamento 1,5 e escrito em português (ou espanhol), com formatação de parágrafos sem recuo e apresentado em arquivo eletrônico editável com extensão .doc;

1.4. Alguns itens a serem observados na digitação dos textos: (i) aspas duplas somente para citações diretas no corpo de texto; (ii) itálico para palavras com emprego não convencional e para palavras estrangeiras, neologismos e títulos de obras e publicações;

1.5. Notas, citações e referências em geral deverão ser formatadas de acordo com as normas da ABNT (NBR6023) e as referências a autores no decorrer do texto deverão obedecer às seguintes formas: (i) Autor (data) e/ou Autor (data, paginação); e (ii) para autores ao final de parágrafos e de citações literais as formas (AUTOR, data) e (AUTOR, data, paginação), respectivamente, tal como pode ser verificado nos artigos publicados no último número da Revista, disponível online;

1.6.  As citações literais acima de três linhas devem ser formatadas em espaço simples, fonte Arial, corpo 10, parágrafo recuado a 1,5 cm e com a devida referência indicada ao final do mesmo, no formato (AUTOR, data, páginação) ou, caso o estilo de redação do(a) autor(a) permita, com a indicação prévia no corpo do texto no formato Autor (data, páginação).

1.7. Ilustrações, fotos, gráficos, desenhos, quadros, tabelas, etc. deverão restringir-se ao absolutamente necessário à clareza do texto, deverão localizar-se o mais próximo possível do trecho em que são mencionados e serem criados em preto e branco, não podendo ocupar mais do que 2/3 de uma página, além de numerados e titulados corretamente, com a devida referência (se reproduzidos de outra fonte);

 1.8. Para a listagem de Referências, ao final dos textos, devem ser listadas apenas aquelas efetivamente utilizadas, digitadas em fonte Arial, 10 pt (também as notas de rodapé) e a indicação das obras utilizadas deve ser feita em negrito, tal como pode ser identificado nos artigos publicados no último número online. Alguns exemplos:

SILVA, João da. Título do capítulo utilizado. In: SILVA, José da. Título da obra de referência. Belo Horizonte: Editora, 2009. p.13-31.

SILVA, José da. Título do livro em negrito. Belo Horizonte: Editora, 2010.

SILVA, Luiz da. Título do artigo utilizado. Título do periódico de referência, Belo Horizonte, v.13, n.1, p.3-31, set./dez.2011.

 

2. Os Resumos de Dissertações e Teses (e respectivas traduções em inglês ou francês ou espanhol) poderão ser submetidos até um ano após a defesa. Devem vir precedidos de sua referência completa e ter extensão entre 2 e 4 páginas, digitadas em formato A4, parágrafo único, fonte Arial, corpo 12, espaço simples e margens 2,5 cm. Indicar ainda, em nota de rodapé, logo após a referência completa, o nome do(a) orientador(a) com respectiva formação acadêmica, instituição a que está afiliado(a), cargo que ocupa e endereço eletrônico. Para referência completa, utilizar o seguinte formato:

AUTOR, Nome. Título; subtítulo. Ano de publicação. Número de folhas [ou de páginas]. Dissertação [ou Tese] (Mestrado [ou Doutorado] em área de concentração) - Nome da Faculdade, Nome da Universidade, cidade, ano da defesa.

 

3.  Resenhas

As resenhas destinam-se à descrição, ao exame e ao julgamento de obra recente (não mais que 2 anos depois do lançamento da última edição) relacionada à área de interesse do campo de pesquisa Trabalho e Educação. Deverão ser elaboradas de modo impessoal, contendo posicionamento de ordem técnica diante do objeto de análise, seguidos de um resumo do conteúdo e possível demonstração de sua importância. Essas contribuições deverão obedecer às mesmas especificações/orientações para os artigos e situar-se entre 8 e 11 páginas.

Os textos deverão conter a referência bibliográfica no inicio e, em folha precedida ao texto; se for o caso, título no idioma original da resenha (português ou espanhol) e em inglês, nome e dados profissionais (instituição e titulação), bem como endereço eletrônico (e-mail)

O Comitê Científico, o Conselho Editorial e os Editores se reservam o direito de sugerir alterações nos textos originais com o objetivo de manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, contudo, o estilo e as opiniões dos autores, assim como realizarem pequenas alterações, visando à manutenção dos princípios de legibilidade e aceitabilidade da publicação. Da mesma forma, se reservam o direito de cancelar a publicação de artigos aprovados, cuja revisão final indique a necessidade de ajustes e a mesma não seja atendida pelos(as) autores(as) no prazo determinado.

As opiniões expressas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade e os direitos autorais são cedidos à revista para fins de publicação impressa e eletrônica.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original, inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista;

  2. Os dados referentes à autoria do trabalho submetido foram, devidamente, registrados no ato da submissão e não poderão ser alterados depois de iniciado o processo de avaliação, hipótese na qual a submissão será arquivada e devolvida;
  3. A identificação de autoria do trabalho foi removida do texto do artigo submetido, conforme instruções das Diretrizes para Autores, garantindo, desta forma, o critério de sigilo da revista para avaliação cega por pares;

  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos normativos e bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores e será recusado caso essas diretrizes não sejam seguidas;

  5. Os arquivos para submissão estão em programas no formato editável com extensão .doc ou compatíveis.
 

Declaração de Direito Autoral

Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados na REVISTA TRABALHO & EDUCAÇÃO serão usados, exclusivamente, para efeito dos processos inerentes à sua publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.