Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

A Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências é publicação do Centro de Ensino de Ciências e Matemática – CECIMIG (www.fae.ufmg/cecimig), órgão de pesquisa e extensão no ensino de ciências da Faculdade de Educação da UFMG – e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG. Ensaio publica artigos de pesquisa inéditos (relatos de pesquisa empírica ou ensaios teóricos) de interesse ao campo da Educação em Ciências atendendo a um público de pesquisadores e estudantes de pós-graduação das áreas de Educação Científica, Ensino das Ciências da Natureza (Biologia, Física, Química, Geociências e Astronomia), da Educação em Saúde e Ambiental e, ainda, a um público de formação inicial e continuada das Licenciaturas no campo das Ciências Naturais, de áreas afins e outros profissionais da Educação Básica envolvidos com a educação em ciências. A Revista está em seu 16º volume e teve seu primeiro número editado no segundo semestre de 1999. Atualmente, é disponibilizada em formato eletrônico, com 3 números por ano (lançados respectivamente em abril, agosto e dezembro).

Imagem de capa da revista

Notícias

 

Revista Eletrônica Ensaio

 
Informamos que a Revista Ensaio Eletrônica já está com todos dos seus volumes cadastrados  
Publicado: 2008-11-10 Mais...
 
Mais Notícias...

Vol. 16, No 3 (2014)

Sumário

INFORMAÇÕES PRE-TEXTUAIS/ INFORMATION PRE-TEXTUAL

INFORMAÇÕES PRÉ-TEXTUAIS PDF
Maurício Antônio Vieira 1-8

EDITORIAL / EDITORIAL

EDITORIAL PDF
Francisco Ângelo Coutinho 9-11

ARTIGOS / ARTICLES

AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE O SER BIÓLOGO E SER PROFESSOR Resumo PDF
Patricia Caldeira Tolentino, Ademir José Rosso 15-33
INTERVENÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR UTILIZANDO A PROMOÇÃO DA SAÚDE COMO FERRAMENTA PARA A MELHORIA DO ENSINO Resumo PDF
Phillip Vilanova Ilha, Ana Paula Santos de Lima, Daniela Sastre Rossi, Félix Alexandre Antunes Soares 35-53
RECONTEXTUALIZAÇÃO DO CURRÍCULO NACIONAL PARA O ENSINO MÉDIO DE FÍSICA NO DISCURSO DE PROFESSORES Resumo PDF
Roberta Comissanha Carvalho, Josiane de Souza, Fernanda Ostermann, Flavia Rezende 54-74
INTRODUÇÃO À PESQUISA COM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS Resumo PDF
Luciana Massi, Marcelo Giordan Santos 75-93
EPISTEMOLOGIA DE NANCY CARTWRIGHT: UMA CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA ATUAL Resumo PDF
Neusa Teresinha Massoni, Marco Antonio Moreira 95-119
INTERAÇÕES ENTRE MODOS SEMIÓTICOS E A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS EM AULAS DE ENSINO SUPERIOR Resumo PDF
Eduardo Fleury Mortimer, Ana Luiza de Quadros, Ana Carolina Araújo da Silva, Eliane Ferreira de Sá, Luciana Moro, Penha Souza Silva, Reane Fonseca Martins, Renata Reis Pereira 121-145
ESQUEMA DE ARGUMENTO DE TOULMIN COMO INSTRUMENTO DE ENSINO: EXPLORANDO POSSIBILIDADES Resumo PDF
Luciana Passos Sá, Ana Cláudia Kasseboehmer, Salete Linhares Queiroz 147-170
ENEM, TEMAS ESTRUTURADORES E CONCEITOS UNIFICADORES NO ENSINO DE FÍSICA Resumo PDF
Wagner Duarte José, Graciely Rocha Braga, Ana Quézia Brito Nascimento, Fabio da Purificação de Bastos 171-188
ANÁLISE DE QUESTÕES DE FÍSICA DO ENEM PELA TAXONOMIA DE BLOOM REVISADA Resumo PDF
Vailton Afonso da Silva, Maria Inês Martins 189-202
O JÚRI SIMULADO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA PROMOVER ARGUMENTAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA: O PROBLEMA DO “GATO” Resumo PDF
Rodrigo Drumond Vieira, Viviane Florentino de Melo, José Roberto da Rocha Bernardo 203-225
INTERAÇÕES DISCURSIVAS EM AULAS DE QUÍMICA AO REDOR DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA Resumo PDF
Bruno Ferreira dos Santos, Karina Novaes dos Santos, Eliana Sardinha da Silva 227-246

ENDEREÇO DOS AUTORES / AUTHORS OF THE ADDRESS

ENDEREÇO DOS AUTORES PDF
Maurício Antônio Vieira 247-250

PARECERISTAS / REFEREES

PARECERISTAS
Maurício Antônio Vieira 251-252

NORMAS EDITORIAIS / EDITORIAL RULES

NORMAS EDITORIAIS PDF
Maurício Antônio Vieira 253-260