Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Vol. 8, No 2 (2006)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças

Maria Emília Caixeta de Castro Lima, Ely Maués

Resumo


Em que consiste ensinar ciências para crianças? Que conhecimentos as professoras mobilizam ao ensinar ciências para as crianças? O que é mesmo que elas não sabem e que falta isso lhes faz? Que outros conhecimentos são essenciais para que tenham sucesso no ensino? Por que, mesmo com um suposto déficit de conteúdos conceituais, as professoras conseguem ensinar ciências e possibilitam com isso o
desenvolvimento das crianças, preparando-as para etapas posteriores da aprendizagem de conceitos científicos? Como é que nós humanos nos constituímos como sujeitos da
cultura? Que relações existem entre os conceitos cotidianos e científicos? Para responder a essas indagações nos aproximamos do ensino de ciências a partir da nossa experiência com professoras das séries iniciais, cotejando esses saberes com a perspectiva histórico-cultural de Vygotsky

Texto Completo: PDF