Trabalho & Educação / Submissões, Soumissions d'articles, Paper submissions - 2014/2015

Este número da Revista Trabalho & Educação traz o Dossiê Educação, trabalho e desenvolvimento: a problemática da integração curricular e a formação dos trabalhadores, que versa sobre tema estruturante do pensamento pedagógico brasileiro, para o qual não há como pensar questões educacionais sem considerar os elementos materiais da formação humana. Observamos que o conceito de trabalho operado no conjunto dos textos é aquele de trabalho em geral, observado em suas configurações históricas e lembrado por suas dimensões ontológicas. A aproximação da problemática de uma formação para aqueles que vivem do trabalho exigiu, entretanto, dos autores, discutir as especificidades dos interesses em jogo na educação regular, na formação profissional e na educação de adultos trabalhadores. E é por diversos caminhos que o Dossiê cumpre sua tarefa de atualizar o debate sobre as relações entre Trabalho e Educação. Primeiramente, mostra que essas relações são marcadas por complexidades sócio-econômicas e culturais, extrapolando tempos históricos e espaços geográficos delimitados. Um segundo aspecto observado no conjunto dos textos é aquele dos desafios teórico-práticos da integração curricular disputados no plano político pedagógico das ofertas educacionais destinadas àqueles que vivem do trabalho e seus filhos. E, finalmente, contribui para compreender que tais questões extrapolam o campo da educação, da formação profissional e se dirigem às questões mais vastas da formação humana na contemporaneidade. Vários dentre esses aspectos também perpassam a diversidade de textos da nossa chamada contínua. Ousamos, mais uma vez, ao adotar o procedimento de, em sendo original uma contribuição estrangeira, editá-la na língua em que foi produzida e traduzi-la para o português de modo a permitir o acesso a um número maior de leitores. [...] Esta é uma edição da revista, na qual a diversidade de abordagens no campo trabalho e educação é renovada e confere vitalidade às possibilidades que são apontadas, não só em termos de pensar uma formação humana imersa numa realidade em transformação, mas sobretudo de incorporar, de fato, os elementos materiais e estruturantes que essa realidade em movimento oferece aos vários processos educacionais. E esse movimento, de pensar, projetar e empreender esforços na materialização dessas possibilidades não passa, simplesmente, pela ação de executar projetos sem o necessário crivo crítico, o que, no mínimo, implica na (re)elaboração constante das ações que se pretende empreender. (Do Editorial da 23.1, jan./abr.2014)

Imagem de capa da revista

OS EDITORES DA REVISTA TRABALHO & EDUCAÇÃO ANUNCIAM A CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS AOS PRÓXIMOS NÚMEROS DA REVISTA, NO PERÍODO 2014-2015 ----- Para submeter trabalhos à publicação é preciso se cadastrar na página eletrônica da Revista. Para isso, clique em CADASTRO no menu localizado acima e siga as instruções de registro. No mesmo menu estão disponíveis as diretrizes e normas de publicação clicando-se em NORMAS

Pour soumettre des articles, s'il vous plaît cliquer sur SOUMISSION D'ARTICLES dans le menu ci-dessus

For submission of papers, please click on SUBMITTING PAPERS in the menu above.

 

A Revista TRABALHO & EDUCAÇÃO é um periódico quadrimestral, publicado por docentes e pesquisadores que atuam no NETE, o Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação, no Programa de Pós-Graduação da FaE - Faculdade de Educação e em outros setores da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais.

A iniciativa de publicação parte da premissa de que a revista contribua para a formação acadêmica dos docentes e pesquisadores da Área da Educação por meio da divulgação e da socialização de conhecimentos relativos ao campo de pesquisa em Trabalho e Educação.


Para acessar o último número pubicado, clique em ATUAL no menu acima. As outras edições estão disponíveis em 'Para Autores', no campo INFORMAÇÕES, localizado no canto superior esquerdo da página, pelo endereço eletrônico da revista (revista.nete@fae.ufmg.br) e também pelo telefone +55 31 3409 6153.

Notícias

 

Appel à soumission d'articles pour les prochaines éditions du Revue TRABALHO & EDUCAÇÃO

 
La rédaction de la revue TRABALHO & EDUCAÇÃO, une publication quatrimestrielle du NETE, Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação de la FaE/UFMG, au Brésil, appelle à la soumission d'articles pour ses prochains numéros.  
Publicado: 2013-03-14 Mais...
 

Call for submitting papers to the next issues of the magazine TRABALHO & EDUCAÇÃO

 

The Editors of  magazine TRABALHO & EDUCAÇÃO, a quarterly publication of the NETE, Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação of the FaE/UFMG, in Brazil, announce the completion of call for submitting papers to the next issues of the journal.

 
Publicado: 2011-04-21 Mais...
 
Mais Notícias...

Vol. 23, No 1 (2014): DOSSIÊ EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO: a problemática da integração curricular e a formação dos trabalhadores


Capa da revista
Foto: Admardo Bonifácio Gomes Júnior

*Trabalhadora no vinhedo, em Sierre, Suiça



Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

A Revista TRABALHO & EDUCAÇÃO é indexada por:

BBE - Bibliografia Brasileira de Educação / CIBEC/INEP / MEC;

DIADORIM/IBICT - Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras;

SEER/IBICT - Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas;

SUMARIOS.ORG - Sumários de Revistas Brasileiras;

DOAJ - Directory of Open Access Jounals / Suíça;

EZB - ElektronischeZeitschriftenbibliothek / Alemanha;

IRESIE - Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación / Universidad Nacional Autónoma de México);

LATINDEX (UNAM) - Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, El Caribe, España y Portugal;

NEWJOUR - Electronic Journals and Newsletters, Georgetown University

OEI - Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura.

TRT3-MG - Biblioteca Digital do TRT-MG