Trabalho & Educação


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No conteúdo do número 23.2 da Revista Trabalho & Educação encontra-se implícito um convite a que pensemos as múltiplas relações que se estabelecem entre o trabalho e a educação, bem como o impacto dessa relação na organização social que temos, sem descuidar do que as articulações, os conflitos, os pontos de ruptura e de (re)construção da realidade, entre outros elementos aí identificados, podem indicar e orientar em termos da materialização de uma realidade que devemos e podemos transformar.

Em Trabajo, clases sociales y conocimiento en la sociedad contemporánea, Pedro Manuel Rodriguez Rojas e Janete Garcia Yápez discutem acerca de como o hiperdesenvolvimento tecnológico, o crescimento exponencial dos setores financeiros e especulativos, a economia virtualizada e a sociedade de consumo, que são estruturantes da nova dinâmica capitalista, potencializam a exploração da mão de obra [...].

Três artigos se dedicam a tematizar aspectos das relações dos jovens com o trabalho na atualidade. Em Inquéritos longitudinais e entrevistas biográficas no estudo dos percursos estatutários e subjetivos de transição dos jovens, de além-mar, Maria Sidalina Pinho de Almeida aborda a fase de transição enfrentada pelos jovens entre a saída da escola e a entrada no mundo do trabalho, essa "fase intermediária" ou "tempo de moratória" onde não existem ritos de passagem para esses jovens, e sim uma diversidade de elementos que influenciam modalidades de percursos heterogêneos. [...]. Se a busca pela formação profissional dos jovens é sempre permeada por desejos e indecisões, no artigo Desafios atuais da escolha e decisão vocacional/profissional: um olhar pedagógico sobre a questão, Olgamir Francisco de Carvalho busca trazer elementos para a "compreensão do processo e do significado das escolhas e decisões vocacionais e profissionais, tomando como fio condutor a relação entre a educação e o trabalho". [...] No artigo Representações juvenis sobre o mundo do trabalho atual: ser trabalhador para os jovens participantes do Plug Minas, Luciano Borges Muniz e Regina de Paula Medeiros entrevistam jovens participantes do Plug Minas (Projeto do Governo de Minas Gerais) com o objetivo de compreender quais são suas expectativas com o trabalho e como as atividades do projeto se articulam com as mesmas.

A questão do currículo integrado é o foco do artigo O currículo integrado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia: contribuições do Projeto Pedagógico Institucional. Rosicler Sauer e Maria Cecília de Paula Silva estudam o problema a partir da análise do Projeto Pedagógico Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) [...].

A precarização das relações de trabalho dos professores é objeto de dois artigos neste número. Briana Manzan Reis e Sálua Cecílio, as autoras de Precarização, trabalho docente intensificado e saúde de professores universitários, discutem aspectos das condições de trabalho em uma Instituição de Ensino Superior privada que promove a intensificação do trabalho e os efeitos dessa ação sobre a saúde do professor em um contexto de baixos salários e pouca valorização social da profissão. Em outro artigo, Professores temporários: flexibilização das contratações e condições de trabalho docente, Denize Cristina Kaminski Ferreira e Claudia Barcelos de Moura Abreu analisam a precarização das relações de trabalho pela contratação temporária de docentes da Educação Básica na Rede Estadual de Ensino do Paraná.

Os conceitos de segurança normatizada e segurança autogerida são revisados na literatura especializada e colocados em relação de maneira a contribuir na ampliação das margens de proteção e prevenção de acidentes nos sistemas de segurança do trabalho. É o objetivo do artigo A dialética entre segurança normatizada e segurança autogerida: elementos para discussão e pesquisa, de Leo Vinícius Maia Liberato.

Edvalter Becker Holz e Mônica de Fátima Bianco escrevem O conceito de trabalho na Ergologia: da representação à atividade e ressaltam que a Ergologia incorpora, através do desenvolvimento do termo atividade humana, dimensões normalmente ignoradas pelas representações do termo trabalho no pensamento ocidental.

No ultimo artigo deste número, Atividade, instrumento(s) e desenvolvimento humano na educação profissional: o que um martelo pode nos ensinar? Anselmo Lima discute as relações fundamentais existentes entre atividade, instrumento(s) e desenvolvimento humano no contexto da educação profissional, analisando a situação de ensino-aprendizagem do uso do martelo em oficina de uma escola de ofícios ferroviários.

(Do Editorial da 23.2, mai./ago.2014)

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A Revista TRABALHO & EDUCAÇÃO é um periódico quadrimestral, publicado por docentes e pesquisadores que atuam no NETE, o Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação, no Programa de Pós-Graduação da FaE - Faculdade de Educação e em outros setores da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais.

A iniciativa de publicação parte da premissa de que a revista contribua para a formação acadêmica dos docentes e pesquisadores da Área da Educação por meio da divulgação e da socialização de conhecimentos relativos ao campo de pesquisa em Trabalho e Educação.

 

Outras informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico da revista e também pelo telefone +55 31 3409 6153.

Notícias

 

Appel à soumission d'articles pour les prochaines éditions du Revue TRABALHO & EDUCAÇÃO

 
La rédaction de la revue TRABALHO & EDUCAÇÃO, une publication quatrimestrielle du NETE, Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação de la FaE/UFMG, au Brésil, appelle à la soumission d'articles pour ses prochains numéros.  
Publicado: 2013-03-14 Mais...
 

Call for submitting papers to the next issues of the magazine TRABALHO & EDUCAÇÃO

 

The Editors of  magazine TRABALHO & EDUCAÇÃO, a quarterly publication of the NETE, Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação of the FaE/UFMG, in Brazil, announce the completion of call for submitting papers to the next issues of the journal.

 
Publicado: 2011-04-21 Mais...
 
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Vol. 23, No 2 (2014)


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