A GESTÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A CONSTRUÇÃO DA GESTÃO ENTRE A FORMAÇÃO E O TRABALHO / School management of basic education: building management between training and job

  • Mírian Queiroz de Souza Daniel FaE/UFMG

Resumo

A questão que motivou o presente trabalho foi analisar os processos da gestão escolar nos discursos de alunos egressos do Curso de Especialização em Gestão Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, a partir da análise da Teoria das Competências. Os discursos foram captados através da leitura dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), referentes à primeira turma deste curso, no período de 2008 a 2009. O problema que orienta o estudo é: Qual identidade de gestor escolar essa Lógica da Competência pretende construir? Quais subjetividades são construídas nos processos de individualização das relações de trabalho e da formação profissional desse gestor escolar? O objetivo geral foi o de analisar 59 TCCs e capturar, através das mensagens presentes nos textos, o discurso dos alunos egressos sobre os processos da gestão escolar, considerando as variáveis relacionadas ao trabalho do gestor no contexto da gestão e à formação dos processos de trabalho do gestor escolar...
Publicado
Fev 5, 2014
##submission.howToCite##
DANIEL, Mírian Queiroz de Souza. A GESTÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A CONSTRUÇÃO DA GESTÃO ENTRE A FORMAÇÃO E O TRABALHO / School management of basic education: building management between training and job. Submissões apenas no endereço abaixo | Submissions only at the address below | Soumissions à l'adresse ci-dessous, [S.l.], v. 22, n. 3, p. 283-285, fev. 2014. ISSN 2238-037X. Disponível em: <http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/trabedu/article/view/1808>. Acesso em: 25 set. 2016.

Palavras-chave

Gestão escolar; Trabalho do gestor escolar; Formação do trabalho do gestor escolar; Lógica das competências